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Projeto Pedagógico

18. ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO

Todo e qualquer projeto necessita prever mecanismos de acompanhamento e avaliação que possam lhe permitir a “segurança” da sua implementação.
A vivência de um Projeto Pedagógico pressupõe que seu coletivo esteja em constante e democrático processo de avaliação, cujas bases são a crítica institucional e a criação coletiva, com vistas ao aperfeiçoamento de sua política e à emancipação de seus atores.

Em consonância com as normas do Sistema de Ensino Paulista, faz-se necessário considerar alguns princípios que contribuirão para a garantia de resultados positivos, no decorrer da implementação do Projeto Pedagógico, quais sejam:

  • Visão ampla do processo educativo;
  • Busca de padrão de qualidade, de integração (via princípio de colaboração) com outros agentes institucionais e de parcerias e intercâmbios;
  • Compromisso de longo prazo;
  • Instituição e fortalecimento de canais de participação popular e democratização da gestão;
  • Abrangência/articulação com todos os níveis e modalidades de ensino;
  • Humanização das relações.

Dessa forma, o Projeto Pedagógico da Faculdade de Direito de Franca requer a previsão de instâncias em condições de promover adaptações e medidas corretivas na sua operacionalização, de conformidade com as mudanças e exigências da dinâmica da realidade, por meio de um salutar acompanhamento e de uma constante avaliação no itinerário do desenvolvimento de suas ações.

Torna-se imperativa a criação de um processo contínuo e permanente de ação/reflexão/ação como suporte da consecução do Projeto Pedagógico, de forma que sua tradução possa se dar, na prática pedagógica, em sala de aula.

Sendo o Projeto Pedagógico, um projeto de cunho institucional, seu processo de acompanhamento e avaliação deve ter correlação direta com a Comissão Permanente de Avaliação – CPA- na perspectiva de extrair elementos do desempenho institucional que favoreçam sempre a melhoria da qualidade dos seus resultados. Para tanto, é imperativo constituir um grupo de coordenação que, no âmbito da instituição, mantenha um trabalho periódico envolvendo atividades tais como: contrastar quantidades e/ou qualidades, qualificar desempenhos, acompanhar metas, comparar situações, comparar dinâmicas, propor padrões, distribuir expectativas, permitir/suspender entrada/progressão, evitar excessos e prevenir.

O delineamento de uma sistemática de acompanhamento e avaliação para esse Projeto Pedagógico é a evidência da responsabilidade social que a Faculdade de Direito de Franca assume no desenvolvimento das atribuições que lhes são postas pelos órgãos normativos, na consecução da educação profissional de qualidade.

O acompanhamento e avaliação do Projeto Pedagógico têm por objetivos:

  • Constituir um sistema de monitoramento e controle que permita identificar os sucessos, lacunas, desvios e perdas na prática pedagógica da Faculdade, a fim de possibilitar a indicação de alternativas que concretizem melhorias e qualidades do processo ensino-aprendizagem.
  • Estabelecer sistemas de acompanhamento e avaliação do Projeto Pedagógico, em conjunto com a CPA, com participação representativa dos segmentos que compõem a comunidade acadêmica; - organizar sistemas de informações estatísticas e de divulgação das avaliações da política e dos resultados das ações político-pedagógicas no ensino jurídico.
  • Avaliar a destinação dos recursos da instituição na manutenção e desenvolvimento do ensino, verificando suas consequências sobre a democratização e a qualidade do ensino, que desenvolve em todos os níveis e modalidades;
  • Desencadear ações de parcerias e intercâmbios na execução de programas de avaliação externa do rendimento escolar;
  • Promover a avaliação da política educacional, através dos indicadores de qualidade;
  • Considerar, dentre outros meios, os dados e análises qualitativas e quantitativas fornecidos pelos sistemas de avaliação já operados pelo MEC, pela OAB e pelas instituições e organizações que produzem estudos no campo educacional;
  • Definir instrumentos e procedimentos de avaliação;
  • Subsidiar a revisão e ajustes das metas e ações, num contínuo processo de aperfeiçoamento;
  • Publicizar os resultados obtidos;
  • Instituir mecanismos de avaliação do desempenho docente pelo corpo discente da Faculdade de Direito de Franca.