• Av. Major Nicácio, 2377 - CEP: 14.401-135 - Franca - São Paulo
  • (16) 3713-4000

 

 

Projeto Pedagógico

15. MONITORIA

O Sistema de Monitoria, da Faculdade de Direito de Franca, envolvendo alunos em tarefas de ensino e pesquisa, de acordo com o seu aproveitamento escolar e seu plano de estudos, está disciplinado em regulamento próprio, fundamentado no art. 84 da Lei Federal nº 9394, de 20/12/96, combinado com os arts. 178 e 179 do Regimento Interno da Faculdade de Direito de Franca.

O Regulamento do Sistema de Monitoria da Faculdade de Direito de Franca (ANEXO VII), além das finalidades abaixo elencadas, contém os seguintes dispositivos: normas para admissão de monitores; atividades desenvolvidas pelos monitores; regime disciplinar e demais disposições pertinentes.

O Sistema de Monitoria da Faculdade de Direito de Franca, tem como finalidades:

  • Proporcionar condições didático-pedagógicas aos discentes de educação superior da Faculdade de Direito de Franca, visando incentivá-los ao ensino e à pesquisa científica, através de atividades teóricas e/ou práticas, exercidas junto às matérias e/ou disciplinas do Curso Superior de Graduação em Direito, sob a orientação do professor da respectiva matéria e/ou disciplina;
  • Preparar o futuro docente, mediante à capacitação em serviços, associando teorias e práticas;
  • Desenvolver atitudes, habilidades e competências, referentes:
    1. Ao comprometimento com os valores inspiradores da sociedade democrática;
    2. À compreensão do papel social da instituição;
    3. Ao domínio dos conteúdos e de seus significados em diferentes contextos e de sua articulação interdisciplinar;
    4. Ao domínio do conhecimento pedagógico;
    5. Ao conhecimento de processos de investigação que possibilitem o aperfeiçoamento da prática pedagógica;
    6. Ao gerenciamento do próprio desenvolvimento profissional;
  • Apropriar-se de conhecimentos para o seu desenvolvimento profissional, envolvendo a dimensão cultural, social, política e econômica da educação, bem como os conteúdos e metodologia das matérias e/ou disciplinas que são objeto de ensino;
  • Participar da elaboração do projeto pedagógico da Faculdade, bem como operacionalizar, em sala de aula e demais ambientes pedagógicos, os elementos constantes do Plano de Ensino da matéria e/ou disciplina que está monitorando.

O professor responsável pela matéria e/ou disciplina, objeto da monitoria, deverá entregar à Secretaria Acadêmica da Universidade, até o dia 31 de dezembro do ano em curso, a relação nominal dos acadêmicos que cumpriram todas as exigências no exercício das funções de monitoria, para a expedição dos respectivos Certificados de Monitoria.

Os Certificados de Monitoria deverão ser assinados pelo Chefe do Departamento correspondente, pelo Coordenador do Núcleo de Atividades Complementares e Extensionistas e pelo Secretário Acadêmico.
O exercício da monitoria é considerado título acadêmico para ingresso na Carreira do Magistério da Faculdade de Direito de Franca.