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Projeto Pedagógico

04. OBJETIVOS DA INSTITUIÇÃO

4.1 OBJETIVO GERAL

Promover a educação em seus diferentes níveis – ensino, pesquisa e extensão – e a formação integral do ser humano numa perspectiva ética e de responsabilidade, visando ao desenvolvimento do pensamento reflexivo e crítico, do conhecimento científico, do aperfeiçoamento cultural e das habilidades e competências necessárias à formação profissional.


4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Além das finalidades gerais acima elencadas, tem como objetivos primordiais:

  • Criar, transmitir e desenvolver o saber e a cultura, em todos os aspectos específicos do campo das Ciências Jurídicas e áreas correlatas;
  • Desenvolver processos de ensino, pesquisa e extensão, de serviços à comunidade, na busca do bem estar dos indivíduos, como expressão da cidadania;
  • Estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo na área do Direito;
  • Formar graduados e pós-graduados nas diferentes áreas de conhecimento no campo das Ciências Jurídicas e áreas correlatas, aptos para inserção em setores profissionais e para participação no desenvolvimento da sociedade brasileira;
  • Incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura, e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive;
  • Promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação;
  • Criar, preservar, organizar e transmitir tal saber por meio do ensino na graduação e na pós-graduação;
  • Organizar situações de educação continuada para permanente atualização dos profissionais do seu quadro e dos seus egressos em exercício de suas atividades;
  • Estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados de assistência jurídica à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade;
  • Consolidar-se como instituição de excelência, por meio da qualidade do ensino, da relevância da pesquisa e da abrangência da extensão;
  • Viabilizar situações de aprendizagem que possibilitem a formação do cidadão comprometido com a realidade que o cerca, atuando de forma crítica e responsável, capaz de participar e produzir em um mundo em constantes mudanças;
  • Propiciar condições para que teoria e prática sejam ações constantes e integradas, tendo como perspectiva a transformação social;
  • Constituir corpo docente e administrativo capacitados, comprometidos e integrados aos objetivos propostos;
  • Incentivar o trabalho de pesquisa, visando ao desenvolvimento da ciência, das artes e da tecnologia;
  • Promover a extensão, aberta à participação da população, visando a difusão das conquistas e benefícios resultantes do ensino e da pesquisa científica, artística e tecnológica na Faculdade;
  • Incentivar, cultivar e preservar as manifestações culturais consolidando e perenizando atividades e programas de extensão e cultura;
  • Implantar ações de reciprocidade e cooperação entre organismos nacionais e internacionais. 


4.3 PERFIL DESEJADO DO FORMANDO

O Projeto Pedagógico do curso superior de graduação em Direito, parametrizando suas atividades didático-pedagógicas nas atuais Diretrizes Curriculares Nacionais, sintonizadas com o momento histórico que atravessamos, tenta conduzir o graduando de forma que o perfil esperado do mesmo contemple:

  • Sólida formação geral, humanística e axiológica, técnico-jurídica e prática, indispensáveis à adequada compreensão interdisciplinar do fenômeno jurídico e das transformações sociais;
  • Capacidade de análise, domínio de conceitos e da terminologia jurídica;
  • Adequada argumentação, interpretação e valorização dos fenômenos jurídicos e sociais, aliadas a uma postura reflexiva e de visão crítica que fomente a capacidade e a aptidão para aprendizagem autônoma e dinâmica indispensáveis ao exercício da ciência do Direito, da prestação da justiça e do desenvolvimento da cidadania;
  • Senso ético-profissional, associado à responsabilidade social, com a compreensão da causalidade e finalidade das normas jurídicas e da busca constante da libertação do homem e do aprimoramento da sociedade;
  •  Visão atualizada de mundo e, em particular, consciência dos problemas de seu tempo e de seu espaço.

O ensino jurídico, fundamentado numa perspectiva humanista, busca formar cidadãos trabalhadores e conhecedores de seus direitos e obrigações que, a partir da apreensão do conhecimento, da instrumentalização e da compreensão crítica desta sociedade, sejam capazes de empreender uma inserção participativa, em condições de atuar qualitativamente no processo de desenvolvimento econômico e de transformação da realidade.